Jupa Futsal celebra 50 anos de existência e realiza festival na zona leste

A equipe só parou de jogar durante o tempo que a quadra esteve fechada na Pandemia

A equipe foi fundada em 1972, no bairro de Engenheiro Goulart, mais precisamente na Igreja Santo Onofre onde existia um Grupo de Jovens que faziam caridades e ações sociais. Três desses jovens (Reinaldo, Marcos e Guedes) tiveram a ideia de montar um time de Futebol de Salão, porém faltava o nome e o uniforme.

O nome foi sugestão de outro jovem do grupo, o Carmelo e significa Jovens Unidos Pelo Amor (JUPA). Já o uniforme, o Marcos que morava na Moóca e assistia os jogos do Juventus, deu a ideia das cores Bordô e Branco.

Foto de 1972 com a primeira formação. Foto: Arquivo JUPA

O primeiro time foi composto por Farofa, Reinaldo, Pito, Marcos, Guedes e dois garotos novos (Ricardo e Spina) que só entravam as vezes nos jogos, mas logo já fizeram parte do time. Após um ano mais ou menos, outros jovens do grupo e amigos começaram a jogar também (Padre João Carlos, Waldir, Silva, Toninho, Jorge, Carmelo, Lincon, Chagas, Amauri e Carlão) e a equipe foi se fortalecendo.

Com o tempo, se destacaram muito na região da Penha e os convites para amistosos contra times profissionais e times fortes de outras regiões começaram a chegar. O primeiro desafio foi uma derrota diante da GM que era a atual campeã do Grande ABC e tempos depois uma vitória contra a Goodyear.

Em 1977, jogaram o primeiro campeonato, em um Quadrangular com Jupa, Durapel (campeão de Guarulhos) e outras duas equipes. Jupa e Durapel foram os finalistas, com vitória e título para o Jupa nos pênaltis, após empate de 2 a 2. E a festa foi no Bar do Sr. Mané (ao lado da Igreja), “era sagrado acabar nossos jogos e irmos pra lá”, conta Ricardo da velha guarda.

ANOS 80

Nos anos seguintes, focaram mais nos amistosos e festivais e no final da década de 70 início de 80, chegaram novos jogadores: Marquinhos, Gomes, Perna, Luizinho, Tecão, Newton, Valtinho e Mônica.

Nos anos 80, trocaram de Quadra algumas vezes. Quadra dos Bombeiros, Crac, 1° de Maio, Conde e Quadra da Ponte Grande. No final da década de 80, entraram no grupo Artur, Darcio, Tarcio e o time foi se fortalecendo dentro e fora da quadra, com times competitivos e uma união fora do normal.

ANOS 90 E REFORMULAÇÃO

No início da década de 90 foram para a Quadra do Imparato, onde foram muito felizes. A união aumentou ainda mais, faziam festas constantemente e sítios uma ou duas vezes ao ano. Sempre com todas as famílias. No final dos anos 90 e começo dos anos 2000 chega ao grupo Adauto, Trigo, Carlão, Daniel, Adriano, Panco, Leandro, Nando, Sauan, Pardal e filhos dos jogadores começaram a jogar como o Thiago, Fernando, Marquinhos e Zé.

Elenco da Copa SAT Ouro.

A partir daí começou a reformulação, a Velha Guarda foi parando e o pessoal mais novo assumiu, dando continuidade e honrando o nome do Jupa. Em 2017, retornaram para a quadra do Conde II e voltaram a disputar campeonatos, foram praticamente 3 anos só de campeonatos, com retrospecto de 3 títulos em 6 finais disputadas. Dentre esses estão a Copa SAT Ouro e Copa Mawill Conde 2019.

Desde a fundação, só pararam de jogar obrigatoriamente durante o tempo que a quadra esteve fechada durante a Pandemia. Atualmente voltaram a disputar os amistosos todos os sábados e ainda mais fortalecido com a chegada de dois amigos que somam muito no dia a dia Carlinhos e Gaúcho.

Em comemoração do Jubileu de Ouro, a equipe está organizando um festival que será realizado neste sábado, 26 de março nas duas quadras do Conde no horário das 08 às 14h. A equipe do Jupa agradece a todos que fizeram e fazem parte dessa linda história e que se perpetue por muitos e muitos anos.

GALERIA DE FOTOS: