Xis Futsal de Osasco é o grande campeão da Copa SportAção/ Kagiva na Basílica

O Xis Futsal é o grande campeão da primeira edição da Copa SportAção/Kagiva de Futsal 2013. O título foi conquistado com uma emocionante vitória por 7 a 4 diante do Manguaça do Pq. Novo Mundo. O jogo foi disputado no domingo (28), no ginásio da Basílica, na zona leste.

O Xis começou com tudo e logo aos 25 segundos, Boca cobrou falta e Dú Pivô ao pé da trave empurrou para o gol inaugurando o placar, 1 a 0 Xis. O Manguaça não se abateu com o gol, criou boas oportunidades e o gol de empate não demorou a sair. Aos 7’15, Diduda cobrou falta com um chute muito forte e empatou a partida.

Depois do empate as equipes estudaram melhor as investidas ao ataque e o ritmo do jogo caiu um pouco. Aos 12’47, Polegar cobrou escanteio e Luizão Pivô completou para o gol, 2 a 1 Xis. Na sequência, o Manguaça colocou um quarteto mais jovem e a molecada deu muito trabalho para o goleiro Diego do Xis. Aos 17’30, o Xis teve oportunidade de ampliar a vantagem, mas Boy desperdiçou uma cobrança de tiro-livre direto.

Seguindo o ditado “quem não faz toma”, aos 18’16 Edson bateu cruzado para área e Rafael completou para o gol empatando a partida novamente. O Manguaça quase virou ainda na primeira etapa, mas Diego fez bela defesa na jogada individual de Fineo, 2 a 2 placar da primeira etapa.

No segundo tempo, as equipes voltam com um gás a mais e o jogo ficou muito mais movimentado. Logo aos 50 segundos Willian Negão tocou para Luizão, ele dominou e cruzou para Boca que completou para o gol, 3 a 2.

O Manguaça foi pra cima e aos 2’56, Allan recebeu na referência e virou acertando um chute no ângulo do goleiro Diego fazendo um golaço, 3 a 3. Aos 9’20, Edison fez boa jogada e acertou a trave de Diego, Douglas pegou o rebote e acertou um belo chute virando para o Manguaça, 4 a 3.

O Xis aparentemente sentiu o gol e por uns dois minutos o Manguaça pressionou e por pouco não ampliou a vantagem. Primeiro com uma bola na trave de Edison e depois em um chute de Rafael que Diego fez boa defesa.

Aos 11’43, Luizão recebeu um belo passe e bateu pro gol para empatar a partida, 4 a 4. O jogo ficou lá e cá novamente e aos 14’02, Polegar chutou de bico da entrada da área e a bola passou por debaixo de Marcelo, 5 a 4 Xis.

Depois do gol, o Manguaça começou usar Fineo na função de goleiro-linha. A tática não surtiu efeito e aos 15’06, Willian Negão interceptou passe e chutou por cobertura, Edison afastou mal e Luizão na sobra completou para o gol, fazendo o segundo gol no jogo e o sexto do Xis, 6 a 4.

O Manguaça insistiu no goleiro-linha e as jogadas até saíram, mas os problemas eram outros obstáculos. Primeiro Diduda acertou duas bolas na trave e depois o goleiro Diego praticamente fez dois milagres nos chutes de Fineo e Rafael.

Faltando 20 segundos para o término do jogo, Fineo chutou, a bola bateu na zaga e sobrou para Jhow que por cobertura fez o sétimo do Xis fechando o placar do jogo, 7 a 4.

ENTREVISTAS

Para o técnico Sérginho do Xis, o jogo foi decidido nos detalhes: “Foi um jogo de excelente qualidade. As duas equipes estão de parabéns. O Manguaça assim como nós, fizeram por merecer para estar aqui e ia ter que sair um vencedor. O jogo foi de detalhes e nós aproveitamos um pouco mais do que eles.” 

Já Luizão, um dos destaques do Xis ressaltou muito a união da equipe: “O time inteiro do Xis tá de parabéns, a união que nosso time tem dentro e fora de quadra é nítido para todo mundo. Nós pegamos uma equipe muito forte, mas conseguimos impor nosso ritmo e fazer os gols. Quem também merece os parabéns é o espetáculo, a SportAção e o Futsal Amador que vem cobrindo tudo. A gente é isso ai, é mais um pedacinho do bolo para dar alegria ao dono do time.”

PREMIAÇÕES E ESCALAÇÕES

Nas premiações individuais o Xis Futsal ficou com dois troféus, Diego Garcia foi eleito o Melhor Goleiro e Sérginho ficou com o de Melhor Técnico. Garrinchinha do Fênix foi o artilheiro da competição. Cinco Estrelas da Zona Sul ficou na terceira posição e Esquadrilha de Guarulhos em quarto.

O Xis Futsal do técnico Sérginho, auxiliado por Cafu foi campeão jogando com Diego, Willian Negão, Boy, Marone, Matheus, Polegar, Luizão, Giva, Gui, Dú Pivô, Caio, Boca e Buiú. O Manguaça do técnico Schuma, auxiliado por Teco foi formado com Marcelo, Cabelão, Nino, Felipinho, Douglas, Butina, Diduda, Abutre, Jé, Fineo, Edson, Gilmar, Rafael e Allan.