CBFS e Banco do Brasil inauguram escolinha de futsal em Heliópolis

A Cidade Nova Heliópolis, situada na cidade de São Paulo, vai sediar a nova escolinha de futsal da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), na iniciativa em parceria com o Banco do Brasil (BB), que também conta com o apoio da Globo São Paulo e da União de Núcleos Associações e Sociedades Heliópolis São João Clímaco (Unas). Crianças e adolescentes moradores da comunidade terão a oportunidade de dar os primeiros passos no esporte através do programa.
O projeto, voltado inicialmente para 150 crianças, será inaugurado no próximo sábado (4/8), a partir de 12h, com a presença dos astros da Seleção Brasileira Falcão, Franklin e Cabreúva. Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Falcão não esconde a emoção de poder participar da inauguração da escolinha que poderá mudar a vida de várias famílias.
“O esporte deve ser tratado como uma mola propulsora para um país e um mundo melhor. Tudo começa e pode ser melhorado através do esporte, e o futsal tem feito sua parte com esse projeto fantástico. Me sinto na obrigação, como ser humano, de participar e colaborar com o que posso”, afirmou o craque brasileiro.
O esporte como instrumento social
O presidente da CBFS, Aécio de Borba, também comemora mais um projeto levado adiante com a intenção de utilizar o futsal como instrumento de inserção social das crianças.
“A CBFS continua realizando os seus objetivos de levar a prática do futsal para o país inteiro. Além disso, também estamos honrando com o nosso estatuto, que prevê o futsal como instrumento social, levando para crianças e adolescentes novas perspectivas de futuro. A escolinha servirá como ambiente social, capaz de dar novas oportunidades para os moradores de Heliópolis”, afirmou o presidente.
Sonho realizado
Orgulho igualmente demonstrado pelo presidente em exercício da Federação Paulista de Futsal, Vicente Piazza. Para o dirigente, esta é uma oportunidade única, que já criou expectativa entre os moradores da comunidade. Será, também, a continuação do trabalho feito no Rio de Janeiro, onde o Banco do Brasil e a CBFS inauguraram, em julho, uma escolinha de futsal na comunidade da Rocinha com o mesmo propósito social.
“É um verdadeiro sonho, a esperança de ter uma escolinha em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, pois é importante para nós e para o nosso esporte. A expectativa está enorme. Todo mundo comenta a iniciativa e os clubes já observam uma nova oportunidade de ver novos atletas. A área é muito grande e lá já surgiram grandes jogadores. Não tenho dúvidas de que, se conseguirmos fazer um trabalho bem feito, daremos oportunidade a vários garotos”, pontua Piazza.
A comunidade
Heliópolis possui cerca de 120 mil habitantes em uma área de quase um milhão de metros quadrados. Já foi considerada a maior favela do Brasil, mas passou por um processo de urbanização e hoje tem estatuto de bairro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 92% da população são de nordestinos, que estão lá desde a década de 70.
Serviço:
Inauguração da Escolinha na comunidade de Heliópolis
Dia: 04/08.
Horário: Das 12h às 13h.
Local: Rua Coronel Silva Castro, 58 (próximo ao Hospital Heliópolis).